quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Namoro

Nunca podemos esquecer que namorar tem que ser bom, gostoso, leve e divertido. Relacionamentos existem para deixar a nossa vida mais fácil, e não mais difícil. Afinal, estar junto é dividir o peso das coisas ruins, e somar e multiplicar aquilo que é positivo. Não podemos nunca perder isso de vista. Quando o namoro fica com mais cara de problema do que de solução é hora de ligar o sinal de alerta.
Confesso que não entendo namoros que precisam se desligar do resto do mundo para dar certo. Acho super esquisito essa história de ter que excluir as redes sociais, os amigos, as baladas. Ninguém vive numa bolha, e a tentativa de criar um mundo à parte, sem nenhuma interferência externa, mais cedo ou mais tarde, fracassa. Além disso, cria-se uma ideia errada sobre as verdadeiras razões das brigas de vocês. Pelo menos pra mim, errado é brigar por ciúmes dos amigos, e não os amigos em si, sabe?
Também acho que a gente deve ficar sempre muito esperta com essa história de ceder à toda exigência do namô. Porque se dissermos “sim” para tudo, em bem pouco tempo vamos ter aberto mão de várias coisas importantes para nós. E num piscar de olhos, vamos nos moldando de acordo com o que ele quer. Resultado: um namorado mimado e mal acostumado que vai sempre achar que você tem que agir conforme a vontade dele. Credo!
Por essas e outras, que eu acho que vale a pena tentar se distanciar um pouco e avaliar o seu namoro com muita sinceridade. Esse monte de brigas me parece um claro sinal de desgaste. E só existem dois caminhos: ficar junto ou separar. Mas pra ficar junto, parece que muita coisa vai ter que mudar, vocês dois vão ter que resconstruir essa relação. Pode ser um processo muito dolorido e trabalhoso, mas pode dar certo. E o mais importante: OS DOIS têm que estar dispostos a isso.
Agora, o que eu vou dizer pode parecer um pouco frio, mas vou arriscar mesmo assim: não tenha medo de deixar o namoro acabar!
Às vezes a gente se apega demais a uma relação e nem percebemos quando ela termina. E ficamos lá, forçando a barra, insistindo, e pior, detonando aquilo que um dia foi muito bom. A gente não termina um namoro só quando o amor acaba, porque, normalmente o amor não acaba. Antes disso, o que acaba é o respeito, o prazer de estar junto, a cumplicidade. O amor, o carinho persistem por muito mais tempo, mas o problema é que nem sempre eles são suficientes para fazer um namoro funcionar.
Sim, ao contrário do que contam pra gente, só amar não basta. É um pouco triste, eu sei, mas ajuda a gente entender muita coisa. Não acham?

Nenhum comentário: